segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Os Oito Objetivos do Milênio propostos pela ONU

Vocês conhecem quais são os Oito Objetivos do Milênio propostos pela ONU? Pois é. Até este momento quem vos escreve também não. Como sempre digo, nunca é tarde para sabermos de algo realmente importante. Minha idéia com este artigo é podermos analisar em qual dos objetivos estamos pensando em trabalhar ou já estamos trabalhando, como quiserem. Ou seja, um incentivo para fazemos algo de bom para nós e a humanidade. Vejam quais são elas:

Erradicar a fome e miséria;
Educação básica de qualidade;
Igualdade entre sexos;
Valorização da mulher;
Redução da mortalidade infantil;
Saúde das gestantes;
Combate à Aids, Malária e outras doenças; e
Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho em equipe pelo desenvolvimento.

Para não tomar muito o tempo de vocês, gostaria de comentar sobre alguns destes objetivos:

Como é possível pessoas morrerem de fome no Brasil e no mundo todos os dias? Estamos no século 21 com grandes avanços tecnológicos, sociais e culurais e ainda permitimos que isto aconteça. Talvez se formos mais solidarios e menos egoístas, possamos ajudar parte destas pessoas. Cada um dividindo esforços para atingir este belo objetivo. Portanto vamos pensar em projetos que erradiquem isto de uma vez por todas.

Com uma pessoa bem alimentada ela terá força própria para lutar pela sua vida e pelas quais é responsável. De fato esta pessoa também terá condições de estudar, aprender, pesquisar, e se sociabilizar. Isto tudo ocorrerá quando todos puderem ter acesso a educação de qualidade. A sociedade um pouco mais afortunada poderá contribuir com ou sem a parceria do governo e ministrar aulas para as pessoas que desejam ter conhecimento e não tem condições de pagar um bom estudo.

Bem quanto a valorização da mulher sou suspeito para falar, mas temos sim que dar muito valor a este ser humano magnífico, que tem uma força incrível e que está pronta para qualquer coisa. Na minha opinião a mulher é que deveria estar no poder de todas as nações. Explico. Se elas tem a capacidade de gerar um novo ser e cuidar dele com carinho, amor incondicional e lhe fornece alimento, carinho e conforto, então acredito que poderá cuidar bem do povo. E é disto que estamos precisando, ser tratatos com mais respeito e dignidade, e isto os homens não estão conseguindo fazer.

Temos que cuidar melhor das crianças e evitar que morram na fase mais frágil de suas vidas, a infância. A medicina tem avançado muito na cura das doenças que mais levam estas crianças a morte, mas os pais tem que fazer a sua parte levando estas crianças nos postos de saúde para receberem remédios e vacinas importantes. Ou seja, muitas dessa mortes ocorrem devido a negligência ou ignorância dos pais. Isto tem que mudar. Tão importante quanto cuidar das crianças é cuidar da saúde das gestantes.

Sabemos que a Aids e Malária não dão trégua, pois atinge a população mundial. Temos que contar com as pesquisas científicas que avançam aos poucos para achar a cura definita para estas e outras doenças que assolam o mundo. Segundo os cientistas, além de estarmos sempre atentos a estes tipos de doença e nos previnirmos, temos que nos preparar para o que ainda está por vir: A gripe Aviária (H5N1).

O aquecimento global mostra o quanto disrespeitamos a natureza com nossas atitudes imprudentes e muitas vezes criminosa. Este problema está afetando a todos e precisamos fazer algo para amenizar os efeitos do que fazemos todos os dias como a emissão de gás carbônicos em excesso na natureza por quanto de nosso consumo de combustível fóssil.

Espero que isto os ajude a pensar cada vez mais na resposta a seguinte pergunta: O que podemos fazer para realizar algo de bom ás pessoas e ao planeta??

Pense nisso!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com suas palavras. Acredito que podemos mudar boa parte desta situação se cada um buscar mudar sua forma de ver a vida, o próximo e o mundo. Esperar que os governantes façam algo não sería um ponto positivo, pois a cada dia vemos mais e mais coisas erradas e até o momento não aparenta ter uma solução, quanto menos um fim, vide a CPMF. Só para ilustrar um pouco sobre este assunto, veja o que encontrei numa pesquisa na internet:

Você sabia que a CPMF foi criada em 1996, como uma contribuição a ser cobrada, por dois anos, de todo cidadão que retira dinheiro do banco, para melhorar o atendimento na rede de saúde pública?

E você sabia que durante os últimos 11 anos, o governo arrecadou 200 bilhões de reais de CPMF e a saúde pública continua com os mesmos problemas?
(Já que foi mencionado neste texto sobre a saúde das crianças e das gestantes).

Já sobre as mudanças climáticas, somente uma mudança de postura dos governos e de cada um ao redor do planeta, poderá amenizar um pouco os efeitos desse evento, até porque já se faz sentir nos quatro cantos do mundo.

Anônimo disse...

É isso aí, Denis! E digo mais: não fosse a imprensa a divulgar as atrocidades do governo e de alguns políticos, as coisas estariam muito piores!
Quanto às soluções para acabar com a miséria e outras necessidades em nossas vidas, elas existem, mas falta vontade política! Acho que melhor do que cada um fazer a sua parte em relação ao próximo mais carente, é nos reunirmos todos contra esses governos comprometidos com "forças obscuras" e exigir que eles façam a coisa certa! E para isso, precisamos todos nós também mudarmos a nossa conduta no dia a dia, tanto nas pequenas como nas grandes ações! Parafraseando Gandhi, se cumprimos os nossos deveres, não precisamos ir longe procurar os nossos direitos..! Como exigir atitudes corretas se nós mesmos ainda damos várias escorregadas pela vida afora? E o governo está atento a isso, ele sabe que todo mundo comete os seus vacilos e que por isso não temos moral o bastante pra exigir atitudes corretas, mesmo sabendo que ele, governo, existe pra cuidar dos nossos interesses!
Precisamos acabar com essa nossa mania de querer dar um jeitinho em tudo, porque é isso que nos torna, digamos, cúmplices desse governo clientelista que está aí!