domingo, 16 de setembro de 2007

Melhore e Expanda a Sua Consciência

Consciência pelo dicionário Aurélio significa: Atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração. É a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados.

Como nossa consciência está atualmente? Será que no momento que nos deitamos a nossa consciência está tranquila, com a sensação do dever cumprido? Fizemos aquilo que realmente deveríamos ter feito? Será que nosso julgamento moral está correto?

Ao longo do desenvolvimento de nossa humanidade, passamos por diversas situações em que necessitamos tomar decisões e fazer escolhas sobre o que é certo ou errado. É neste momento que formamos nosso caráter e consciência. Somos o que pensamos e o que escolhemos. Por esta razão, toda escolha feita afeta nossas vidas e o Universo.

Expandir nossa consciência significa entendermos melhor as coisas da vida e as pessoas de forma ampla e justa. Isto significa agirmos com mais amor, entendimento, paciência, tolerância, solidariedade e humildade.

Se tivermos a capacidade de enxergarmos além dos sentidos mais básicos, muitos dos problemas na sociedade seriam resolvidos facilmente. Por quê temos pessoas passando fome, sem teto, sem educação, sem chances de ter uma vida digna. Muitas vezes estas pessoas não tiveram nenhuma oportunidade de se inserir em uma sociedade que faz questão de ignorá-los. Confesso que sou uma destas pessoas. Procuro sempre justificar o por que não dou atenção e passo a nem mesmo a olhar ao meu redor, achando que o problema ou é do governo ou de outra pessoa.

Na verdade o problema é de todos nós. A minha consciência, que ainda é míope, não permiti na maioria das vezes perceber as coisas como elas realmente são. Para aumentar esta percepção temos que entender o que está acontecendo. Não basta mais falarmos "Este problema não é meu". Pura ilusão. Este "problema" em algum momento acaba atingindo nossas vidas e quando elas ocorrem falamos "porque isto foi ocorrer comigo? não é justo".

Injustiça é o que fazemos todos os dias ignorando os problemas sociais, políticos e humanos que assolam o Brasil e o Mundo. Expandir a consciência é ter uma atitude para mudança na forma de pensar, agir e educar. Sim, educar nossas mentes para não mais vivermos na ilusão de que as coisas resolverão por si mesmas.

Na condição de seres pensantes, me assombra as coisas do que somos capazes de fazer, tanto as positivas como a cura do câncer e as negativas como as guerras que estão espalhadas pelo mundo. O que nos falta para termos uma atitude mais digna como ajudar os nossos irmãos iraquianos que estão passando por problemas gravíssimos. Vemos notícias no jornal que morrem um grupo de pessoas em atentados terroristas quase todos os dias. O número de vítimas não para de crescer e envolve militares e civis (crianças, mulheres e idosos na sua maioria).

Até quando ficaremos de braços e coração fechados a esta e outras questões tão graves. Quando temos uma consciência maior do que está acontecendo ao nosso redor, tomamos atitudes corajosas como os Médicos Sem Fronteiras e tantas organizações espalhadas pelo mundo ajudando a minimizar o sofrimento das pessoas.

Por esta razão, sempre que tivermos uma condição mínima de realizar uma reforma íntima, temos que verificar no fundo de nossas almas e consciências o quê realmente temos que fazer para coloborar e ajudar as pessoas, o país e o mundo. Façamos a nossa parte. A mudança de um planeta se dá início a partir da atitude de um indivíduo.

Expanda a sua Consciência!

RMS

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de criar um blog com o nobre objetivo de despertar consciências adormecidas!
São com atitudes assim que devagarzinho vamos modificando o mundo, embora a caminhada seja árdua e requeira muita boa vontade de cada um de nós!