sábado, 22 de setembro de 2007

Espiritualidade na Vida e no Trabalho

Com certeza alguém já ouviu falar da expressão "Estado de Espírito". Por que será que falam para nós em momentos específicos da vida, que o homem está no estado de espírito A ou B. O que isto realmente significa? Quando tenho dificuldades em saber de algum assunto, recorro ao bom e velho dicionário. Isso mesmo. Recomendo a todos que tenham sempre o seu a mão. Vão aprender muitas coisas por seu próprio esforço sem a necessidade de um professor.

Procurei a palavra espiritualidade e o dicionário Aurélio me informou o seguinte: "Qualidade ou caráter de espiritual."Doutrina acerca do progresso metódico na vida espiritual." e também busquei o significado da palavra "Espírito":
-
A parte imaterial do ser humano; alma (por oposição ao corpo); alma.
-
Suposta entidade superior que transcende a matéria.
- Suposta entidade imaterial que pertence a uma ordem sobrenatural.
- P
arte incorpórea, inteligente ou sensível do ser humano; o pensamento; a mente.

Portanto o assunto que trago para vocês hoje tem como objetivo de incentivá-los a levar a Espiritulidade para a sua vida pessoal e profissional. Isto pode ser feito se levarem em consideração itens como paciência, tolerância, compaixão e amor incondicional.

Não foi por acaso que coloquei a palavra paciência em primeiro lugar, pois significa que uma pessoa tem
uma "Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação." Pois é. Parece difícil conseguir fazer isto, mas não impossível.

Percebi então que a falta de paciência acabou criando e provocando o início de uma série de mal entendidos em minha vida com conflitos de todo o tipo. E o resultado disto todos já conhecemos bem: Pessoas infelizes e tristes. Justamente ao contrário do que deveríamos ter em nossas vidas: Felicidade e Bem Estar. Precisamos sempre rever nossos conceitos, pois na maioria das vezes fazemos algo em que na maioria das vezes, nos deixa triste. Dizem que quando fazemos algo que nos deixam aflitos, angustiados e com peso na consciência, é justamente quanto estamos fazendo mal a alguém ou a nós mesmos.

Passamos a maior parte do temo em nosso ambiente de trabalho e acabamos nos deparando com situações diversas de conflitos e mal entendidos. Mas ao bem da verdade, é que nós que não mudamos a nossa forma de pensar. Continuamos acreditando que todos precisam 100% compreender nossa forma de agir e pensar. Outro defeito natural é acharmos que as pessoas sabem o que estamos pensando sobre determinada pessoa ou assunto. Pelo menos entendo que a humanidade ainda não tem a capacidade de ler pensamentos. Por isso fale sempre o que pensa (de forma polida e educada) para que o seu próximo compreenda o que de verdade está pensando ele possa tomar uma atitude coerente para resolver o assunto.

Aplicar a Espiritualidade na sua Vida (Agir com Inteligência) é falar ou fazer algo ao seu próximo (não importa quem) que gostaria que fizesse contigo. Exemplo: Detestamos que alguém grite conosco ou seja indiferente. Mas fazemos isto o tempo todo com as pessoas e isto nos leva a um nível muito alto de stress. Portanto não façam isso com os seus pais, irmãos, amigos e parentes. Com certeza mudando o nossos hábitos as pessoas perceberão e terão por você um maior apreço.

Aplicar a Espiritualidade no Trabalho é tratarmos todas as pessoas com respeito, carinho e educação. Gerenciar as diferentes culturas e pensamentos de forma saudável e sem separatismo. Reconhecer que as pessoas são diferentes e que possuem suas limitações. Termos em mente contemplar visões diferentes de colegas de trabalho, clientes, fornecedores e concorrentes. Levar ao trabalho o contexto espiritual e caminhar para um estado de evolução e desenvolvimento para toda a corporação e não apenas para o indivíduo. Iniciar uma nova forma de comunicação com os membros da empresa, ajudando cada pessoa a contribuir com o seu melhor, provocando um crescimento espiritual e garantindo resultados relevantes que ajudarão a empresa crescer: Empresa Feliz é Empresa de Sucesso onde cada um tem a certeza de seu papel para o todo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto interessante. Tem um livro muito conhecido chamado O Monge e o Executivo. Trata de assuntos bem interessantes em como ser um líder de verdade. São ensinamentos que servem não só para a vida profissional, como para todos os aspectos do dia a dia.