quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Vida Muitas Vezes é um Grande Mal-Entendido.

Quantas vezes já estivemos em uma situação onde achamos que uma pessoa pensa ou fala algo sobre nós? Na verdade a vida é feita de uma série de suposições e poucas certezas. Nós ficamos o tempo todo tentando adivinhar o que a outra pessoa pensa ou está pensando. É aí que começa toda uma confusão e a geração de frustrações que permacem por toda uma vida e além dela (para quem acredita na vida após a morte é claro). Infelizmente ainda não temos o poder de ler a mente, pois se isto fosse possível, muitas coisas poderiam ser evitadas. Enquanto esta habilidade ainda não está presente em nossas vidas, o que temos que fazer é bem simples: Ir diretamente a pessoa e perguntar a ela sobre qualquer dúvida que tiver na sua cabeça. Na maioria das vezes tudo não passa de um grande mal-entendido. Isto já aconteceu com você?? Este problema nas empresas é ainda mais evidente transformando muitas vezes de um ambiente amigável e calmo para um ambiente tumultuado e confuso, fazendo com que a maioria das pessoas fiquem insatisfeitas em ir para o trabalho. Caso isto ocorra na sua empresa, corrija o mais rápido possível, pois acabará afetando a criatividade, produção e resultados da sua equipe.

Um dos maiores problemas que existe dentro das empresas é justamente a questão da comunicação. Como estamos na maior parte do tempo no ambiente de trabalho, o mal-entendido ocorre com uma frequência muito rápida. O resultado já conhecemos. Desentendimentos e desconforto a todo momento. Por esta razão precisamos sempre buscar fazer de forma mais prática, simples e objetva possível nossa comunicação. Que a outra parte entenda de forma clara o que está sendo transmitido para ela.

Muitas vezes pelo fato de entendermos bem do assunto que estamos falando, acreditamos que a outra pessoa também entende da mesma forma e o mesmo nível, o que na maioria das vezes não ocorre. Portanto precisamos sempre perguntar de uma forma amigável e humilde, caso sinta esta necessidade, se a pessoa entendeu o que você falou para ela. Não podemos mais viver de suposições, achismos ou teorias da conspiração. É verdade, chegamos a achar que as pessoas estão conspirando contra nós. Temos que ter a informação como ela se originou, sem distorções.

Um dos segredos para a boa convivência em sociedade, seja ela na sua vida pessoal ou profissional está justamente na forma e na objetividade de sua comunicação. Fazermos isto com simplicidade requer reflexão, experiência e paciência para com as pessoas. Esta atitude poderá se tornar um dos passos para a erradicação do mal-entendido da vida humana e assim estabelecermos um ambiente cada vez mais saudável e feliz.

Faça a sua parte! Sempre que houver dúvidas da comunicação ou informação recebida, não tenha vergonha, seja humilde e pergunte! Quando se comunicar com alguém pense que ela poderá não entender o que está querendo dizer, portanto observe e tenha paciência até que as duas partes tenham o entendimento mútuo. Melhor do que falar é saber ouvir com paciência e atenção.

Até que um dia possamos ler os pensamentos das pessoas, vamos praticando, exercitando, melhorando cada vez mais a nossa comunicação, seja ela feita em casa ou no trabalho.

"A sua comunicação é apenas tão boa quanto a sua compreensão sobre a pessoa com quem você está se comunicando."

"A comunicação tem a tarefa de unir as pessoas e de enriquecer a sua vida, e não de as isolar e explorar. Os meios de comunicação social, se forem usados de maneira correta, podem contribuir para criar e manter uma comunidade humana baseada na justiça e na caridade e, na medida em que o fazem, tornam-se sinais de esperança". - João Paulo II -